Recomangue: projeto socioambiental celebra 10 anos com ação em Maceió

O Projeto Água Vida, idealizado pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, completa 10 anos em 2024 com uma série de ações em defesa do meio ambiente e da educação ambiental. Uma delas é a Recomangue, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de janeiro, em parceria com o Nosso Mangue, um negócio de impacto que atua na recuperação de áreas de manguezal em Maceió.

O que é o Recomangue?

A Recomangue é uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles sobre a importância desse ecossistema para a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno. Os estudantes participarão de atividades práticas de coleta de lixo e plantio de mudas de mangue, além de aprenderem sobre a fauna e a flora locais. Mário Barila também registrará as imagens da ação para divulgar o trabalho do Nosso Mangue e o potencial do manguezal como fonte de renda e sustentabilidade.

Por que o manguezal é importante?

O manguezal é um ecossistema costeiro que se forma na foz de rios e lagunas, onde há a mistura de água doce e salgada. Ele é considerado um dos ecossistemas mais produtivos e ricos em biodiversidade do planeta, abrigando diversas espécies de animais e plantas, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção. Além disso, o manguezal desempenha funções ecológicas essenciais, como a proteção da linha de costa contra a erosão, a filtragem de poluentes, a regulação do clima e o armazenamento de carbono.

Quem é o Projeto Água Vida?

O Projeto Água Vida é uma organização não governamental criada pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, que usa a arte e a fotografia como ferramentas de sensibilização e mobilização social em prol da preservação e da educação ambiental. O projeto já realizou diversas iniciativas em todo o Brasil, como o reflorestamento de áreas afetadas por desastres ambientais em Minas Gerais e o apoio aos pescadores e marisqueiras afetados pelo vazamento de óleo no Nordeste. O fotógrafo e ambientalista usa a venda de suas fotos como forma de arrecadar recursos para financiar esses projetos, que buscam promover a preservação e a educação ambiental em diferentes regiões do país.

Como participar do Recomangue?

Se você se interessou pelo Recomangue e quer fazer parte dessa ação, entre em contato com o Nosso Mangue pelo e-mail nossomangue@gmail.com ou pelo Instagram @nossomangue e pelo Facebook /nossomangue.


Quem é Mário Barila?

Mário Barila é um fotógrafo e ambientalista paulistano, que usa a sua arte como forma de apoiar causas socioambientais no Brasil e no exterior. Ele começou a fotografar na adolescência, com uma câmera do seu pai, e se especializou com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara12Economista de profissão, ele se dedicou à fotografia após se aposentar34.

Barila é o idealizador do Projeto Água Vida, uma organização não governamental que financia e participa de ações de preservação e educação ambiental em diversas regiões do país. Entre as iniciativas apoiadas pelo projeto estão o reflorestamento de áreas afetadas por desastres ambientais em Minas Gerais, o apoio aos pescadores e marisqueiras afetados pelo vazamento de óleo no Nordeste e a proteção do sauim-de-coleira, um primata ameaçado de extinção na Amazônia34.

Barila vende as suas fotos para arrecadar recursos para o Projeto Água Vida e também realiza exposições fotográficas para divulgar as causas que defende. Ele já registrou imagens impressionantes da natureza, da fauna e da flora brasileira, além da realidade das comunidades locais. Ele também viaja pelo mundo para fotografar outros cenários e culturas12.

Nós do Super Foto vemos Mário Barila como um exemplo de como a fotografia pode ser usada como uma ferramenta de sensibilização e mobilização social em prol da vida e do planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *